Ceia de Natal é sinônimo de fartura. Um dos principais pratos presentes na mesa natalina é o pernil. Entretanto, a maioria das pessoas tem medo de ressecar o pernil, desidratando uma carne que, naturalmente, é muito suculenta e saborosa.
Hoje, no nosso blog, você vai aprender a fazer o pernil perfeito: suculento, macio e saboroso! Só seguir à risca que não tem erro! Vamos para a receita.
Ingredientes:
1 pernil suíno Unialva (aproximadamente 3-4 kg)
6 dentes de alho picados
2 colheres de sopa de sal
1 colher de sopa de pimenta-do-reino moída
2 colheres de sopa de azeite de oliva
Suco de 2 laranjas
Suco de 2 limões
2 folhas de louro
1 colher de sopa de alecrim fresco picado
1 colher de sopa de tomilho fresco picado
1 xícara de vinho branco
2 xícaras de caldo de galinha
Modo de preparo:
Comece por fazer pequenos cortes no pernil suíno Unialva com uma faca afiada. Isso ajudará os temperos a penetrarem na carne.
Em uma tigela, misture o alho picado, o sal, a pimenta-do-reino, o azeite de oliva, o suco de laranja e de limão, o alecrim e o tomilho. Esfregue essa mistura por toda a superfície do pernil, certificando-se de que os temperos entrem nos cortes que você fez.
Coloque as folhas de louro na parte superior do pernil e deixe-o marinar na geladeira por pelo menos 4 horas, ou idealmente durante a noite, coberto com filme plástico.
Pré-aqueça o forno a 160°C.
Retire o pernil já temperado da geladeira e coloque-o em uma assadeira grande. Despeje o vinho branco e o caldo de galinha na assadeira ao redor do pernil.
Cubra o pernil com papel alumínio e asse no forno pré-aquecido por cerca de 3 horas.
Após 3 horas, remova o papel alumínio e continue assando por mais 1-2 horas, regando o pernil ocasionalmente com os sucos da assadeira. O pernil estará pronto quando a temperatura interna atingir cerca de 70°C e a carne estiver macia e suculenta.
Retire o pernil do forno e deixe descansar por 15-20 minutos antes de fatiar e servir.
Feito isso, é só aproveitar a Ceia de Natal com a família!